Ideogramas #9 大畜 (Dà chù) - Grande Acúmulo; Energia Potencial
Bloqueio criativo ou recolhimento criativo?
Tenho pensado muito sobre processos criativos e a ideia de “bloqueio”. Como se fosse possível ser criativo a todo instante, 24h por dia, 7 dias da semana. Como se um corpo pudesse parir sem gestar.
Expansão e recolhimento não são apenas opostos, mas complementares. Não há um sem o outro. Yin e Yang. Aquilo que muitas vezes chamamos de bloqueio é, na verdade, recolhimento, acúmulo.
E aí nesta semana me deparei com esse ideograma, lá no Yi Jing (I Ching), o Clássico das Mutações. 大畜 (Dà chù), traduzido por “Grande Acúmulo”, “Energia Potencial”. Tem como uma possibilidade de interpretação a ideia da capacidade de aperfeiçoamento.
Dominar algo tem sempre a ver com refinar, acumular prática e experiência. Resguardar é também guardar para si, na quietude, possibilitando uma revelação a si mesmo. É a partir daí que a criatividade irrompe. Criatividade tem a ver com criar, produzir, aumentar, fazer crescer. Acumular.
Alayde Mutzenbecher aponta para uma representação do fio de seda sendo elaborado dentro do casulo, na parte de cima do ideograma de 畜 (chù). Nem é preciso dizer o quanto a seda é importante na história da China (haja vista a Rota da Seda). E o próprio bicho-da-seda carrega algumas simbologias importantes. Afinal, é o bicho que, de lagarta, forma um casulo em torno de si, adormece, transmuta e sai voando.
A maior tarefa é sempre a de construir a si mesmo.
“O estímulo de aperfeiçoar a própria criatividade implica em conduzir a Energia Potencial com inteligência” (Alayde Mutzenbecher).